Liderança
A palavra liderança define o processo da influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum.
Frequentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera ou influencia, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança.
2. CLASSIFICAÇÃO DE LIDERES
Existem várias classificações dos lideres: costuma-se falar de líderes formais (eleitos por organização) ou de líderes informais (que emergem de um grupo).
Em todo o caso, a classificação mais difundida é aquela que diz respeito à relação entre o líder e os seus seguidores. Neste caso, existem lideranças autoritárias, democráticas e liberais.
2.1 O líder autoritário é aquele que toma as decisões por sua conta e que nunca as justifica. Esta classe de líder apela à comunicação unidireccional para com o subordinado.
2.2 O líder democrático, decide logo fomentar a discussão no grupo e tem em conta as opiniões dos seus seguidores. As normas e os critérios de avaliação são explícitos e claros.
2.3 No que diz respeito ao líder liberal, costuma adotar um papel passivo e deixa o poder nas mãos do grupo. Nunca julga nem avalia as sugestões/opiniões dos outros e deixa que os membros gozem de total liberdade de ação.
2.4 Outra classificação das lideranças é