Liderança
O artigo “Liderança e Organizações” nos apresenta os mais diversificados tipos de lideres que são aderidos à organização.
Podemos entender Liderança como sendo a capacidade de influenciar um grupo na direção da visão pretendida para atingir os objetivos organizacionais, de forma que para se atingir um objetivo o líder deve ser capaz de realizar e/ou fazer realizar uma ação.
Existe uma discussão relacionada na existência ou não existência de um perfil exato de Líder. Dessa forma o texto apresenta diversas teorias e abordagens que nos permite analisar diferentes pontos de vistas em relação a isso. Dentre as teorias podemos destacar a teoria dos traços, a teoria comportamental e a contingencial.
Analisando essas três teorias notamos que elas trazem informações distintas sobre a liderança, mas todas são validas. Enquanto a teoria dos traços tem como base que alguns indivíduos já nascem com características físicas, intelectuais e sociais de um líder, a teoria comportamental já nos apresenta que a liderança pode ser aprendida por meio de técnicas de desenvolvimento pessoal. Já a teoria contingencial toma como referência a relação entre líderes, liderados e a situação, não tratando de cada um independentemente.
Dessa forma, um líder é aquele que é capaz de passar confiança aos seus liderados, de contagia-los com sua energia. Um líder é aquele que age de forma democrática, que defende seus valores. Um líder é capaz de agir com autoridade, que sabe identificar dificuldades que abrangem todo o contexto social. Um líder é aquele que consegue resolver problemas dentro de seu grupo, que não deixa fatores pessoais interferir na sua postura profissional. Um líder não é líder sozinho. Ele precisa de uma equipe suficiente madura para encarar os desafios e as dificuldades encontradas no caminho. E para isso, é necessário que o grupo aceite o seu líder.
Um líder precisa estar atento a situações que