Estudo de Caso - Petrobras
1- Os stakeholders internos da Petrobrás são o Estado brasileiro, o ministro das minas e energia, Bovespa e BNDES. Os externos são indústrias e consumidores em geral de petróleo, gás.
2 - Sim, porque o presidente da republica que nomeia os principais diretores da empresa afetando assim, projetos de longo prazo, crescimento e produtividade da Petrobrás e ainda, através da publicidade onde se confunde o que é marketing institucional e o que é propaganda governamental.
3 - Até 1995, a Petrobrás não tinham concorrentes permitiu que a empresa crescesse continuamente. Somente empresas estrangeiras, com quem a organização fazia negociações, poderiam ser suas concorrentes, e na verdade também faziam parte dos stakeholders.
4 - Porque a empresa esta ligada ao governo, sendo assim, ao governo aumentar ou diminuir as taxas e impostos dos produtos ou serviços, gera um valor maior para ser passado para o consumidor final, alterando o seu preço.
5 - Em 2001 as ações da Petrobrás passaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York, tendo assim um crescimento muito grande de acionistas estrangeiros. Desde então a Petrobrás começou a se intercionalizar representando um enorme crescimento tanto para o país como para a própria empresa. Para a opinião publica, por ser um patrimônio brasileiro e com crescimento lá fora eles acham que podem perde ganhos para a estatal do pais como quase aconteceu na Bolívia,quando Evo Moraes disse q aumentaria o impostos sobre as multinacionais mesmo tendo um contrato firmado entre Brasil – Bolívia.
6 - O Petróleo é a forma energética mais importante do mundo, por conseqüência o torna um produto de importância estratégica. Aquele que controla as reservas petrolíferas detém quantidade imensurável de poder.
7 – O Brasil e Bolívia fizeram um acordo, e o político Evo Morales, prometeu nacionalizar a produção e o refino de hidrocarbonetos e aumentar os impostos sobre as