Liderança
A liderança é um processo chave em todas as organizações. O gestor deve ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele, motivando-as. A liderança é uma forma influência e é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional.
Existem três abordagens teóricas sobre a liderança: teoria dos traços de personalidade, teoria sobre estilos de liderança e teoria situacional de liderança. A liderança está associada a estímulos e incentivos que possam provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos empresariais. No campo da administração, uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza. O estudo da motivação para o trabalho desperta grande interesse entre administradores e pesquisadores, dado a importância de se entender, e se possível, monitorar o estado de disposição para realizar tarefas.
Este artigo tem como objetivo maior esclarecer, dentro do contexto organizacional, os diversos conceitos de liderança, a diferença entre líderes e administradores, e o que realmente caracteriza um bom líder. Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes? Além disso, visa esclarecer sobre motivação e desmotivação através de posturas que as empresas adotam em seu ambiente interno, demonstrará a diferença entre motivação, incentivo e impulso, confundido pela maioria e o real responsável pela motivação. Deve ser a própria pessoa que deve se auto-abastecer de motivação pessoal ou a motivação é uma função gerencial? Busca-se também e nfatizar a importância na qualidade de vida no trabalho como um fator relevante de satisfação e, conseqüentemente, de motivação.
Este trabalho apresenta uma idéia clara e concisa de Liderança e Motivação, mostrando as diferenças e semelhanças entre os assuntos e como é colocado em prática nas organizações.
1. LÍDER-SERVIDOR
O autor