Liderança
É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe gerando resultados. É a habilidade de influenciar e motivar seus liderados.
Kouzes e Posner (1997:33) definem liderança como “a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas”.
Gestor X Líder
Todo líder deve ser um bom gestor e todo gestor deve ser bom líder. Não adianta somente o líder motivar, ter o apoio dos liderados, precisa saber gerir para obter os resultados. Gestão implica em saber organizar e transformar conhecimentos em resultados.
Liderança é uma influência de relacionamento, gestão é um relacionamento de autoridade. A gestão consiste em realizar, assumir responsabilidades, comandar. Enquanto o líder orienta, guia e exerce influência.
Bennis defende que os líderes e gestores diferem quanto aos horizontes temporais, à forma como lidam como o contexto, ao grau em que inovam e ao modo como questionam as coisas.
Algumas diferenças entre líderes e gestores:
- Líderes pensam ao longo prazo - Gestores atuam no curto prazo
- Líderes confiam na intuição - Gestores prezam a lógica
-Líderes respiram a mudança - Gestores preferem estabilidade
Líder Participativo:
Tem a capacidade de desenvolver e preparar pessoas, por suas ações conjuntas do que por processos formais. Através de feedbacks, comunicação ativa acaba envolvendo todos em seus planos de trabalhos, decisões, execuções das tarefas, consegue com que cada um dê o melhor de si. Obedecendo as normas as regras com seu comprometimento.
Líder Democrático:
É o líder que orienta e apóia, se mostra presente no grupo como um membro, mostra alternativas e permite que o grupo faça a escolha, com isso o nível de produção e resultados são satisfatórios. Quando há necessidade de criticar ou elogiar ele é objetivo e limita aos fatos.
Líder Laissez-Faire:
Um líder que não impõem regras, liberal, também conhecido como laissez-faire não . Por