Liderança
O objetivo principal deste trabalho é mostrar que a liderança é essencial para influenciar pessoas não sendo confundida com gerência ou chefia que se caracteriza pelo abuso de poder, fazendo valer as normas e procedimentos a serem seguidos impostos a seus subordinados. A motivação, por ser pessoal é intransferível, dependerá da forma que for estimulada pelo líder a fim de buscar o sucesso na organização. Com uma boa liderança, associada ao estimulo de motivação de sua equipe, o líder buscará alcançar metas e objetivos na organização com qualidade e eficiência.
2 LIDERANÇA
“É habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” (HUNTER, 2004, p.22). Gerência ou chefia não se confundem com liderança. A gerência exerce influência sobre os indivíduos valendo-se do poder para conseguir que as pessoas cumpram seu papel. O poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazê-lo. A liderança representa uma forma de autoridade que é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que se quer por causa da influência pessoal do indivíduo.
A liderança tem a ver com tomar decisões, mas não quaisquer decisões, e sim as corretas. As resoluções dos líderes das empresas globais afetam milhares ou até milhões de pessoas, e os líderes políticos atingem dezenas de milhões. Por isso, fazer as escolhas certas é de extrema importância, do mesmo modo que a decisão incompetente pode ter efeitos desastrosos (MUYZENBERG, 2009, p.16).
3 MOTIVAÇÃO
Segundo explica Vergara (1999 apud FIORELLI, 2004, p.119), motivação “é uma força, uma energia, que nos impulsiona na direção de alguma coisa” (...) “nasce de nossas necessidades interiores”. O estudo da