Liderança
2011
Artigo apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte da conclusão da disciplina de Gestão de Pessoas e Jogos de Empresas, do curso de Pós Graduação em Governança de TI.
Resumo:
O presente artigo pretende trazer à luz dos dias atuais, as tendências e aplicações de melhores práticas como forma de alinhamento das ações, definição de papéis e responsabilidades, bem como, promover o estreitamento de relações entre as lideranças e liderados corporativos. A inovação e excelência, aplicadas ao desenvolvimento e educação gerencial das lideranças atuais e vindouras, permitirá a condução de equipes quem tem ou terão por premissa, a ênfase ao desenvolvimento dos recursos humanos aliados a experiência nos negócios. Os líderes devem ser facilitadores estratégicos e em posições-chave na corporação, engajados em permear e construir alianças nas diversas áreas funcionais da empresa garantindo desta forma o controle compartilhado, consistente e focado em objetivos específicos.
Palavras-Chave:
Liderança, corporação, negócios, desenvolvimento, relações humanas.
Introdução A sociedade do século XXI incontestavelmente está voltada para o modelo de liderança baseada na relação entre prática gerencial e educação gerencial. Através da reflexão e análise de estudos e publicações, pretendo apresentar de forma prática e realista os fatores determinantes, dentre os quais julguei pertinentes, e as principais características para determinar o sucesso dos líderes no século XXI. Paradigmas vêm sendo quebrados constantemente, através dos diversos prismas em que as relações nos negócios são conduzidas neste século recém-nascido. O foco não é mais se chegar a resultados pura e simplesmente e obter-se produtividade, mas também promover a ascensão conjunta, apresentar dinâmicas e conceitos de melhores práticas para organização e execução de atividades, bem como, buscar satisfação naquilo que se faz, obviamente