liderança e postura ética
Liderança é o ato de alguém que tenha capacidade suficiente para atrair pessoas, e estas façam o que seu líder pede. Quando uma pessoa é eleita líder, seja ela de uma empresa ou turma acadêmica, ela assume consigo responsabilidades, e uma característica muito importante de um líder nato, é aquele que além de ensinar o liderado ele também o acompanha, mesmo sabendo que o liderado corre o risco de errar, pois se errar o líder assume o erro junto com ele. Contudo, em nossa sociedade há lideres que não praticam sua liderança desta forma e assim apenas ensinam, e dão o pontapé inicial, e acaba deixando a responsabilidade toda cair sobre o liderado. O líder tem uma função muito importante que é unir os elementos do grupo ou sociedade, isto está relacionado também com a motivação, pois o bom líder deve motivar os membros de seu grupo. Atualmente o ato de liderar é visto como uma qualidade de extremo reconhecimento, pois aquele que tem capacidade de liderar uma equipe carrega consigo uma responsabilidade, além de tudo tem sido também o foco de observação em grandes empresas.
Além de responsabilidade o líder ainda agrega consigo alguns valores, os quais são simplicidade, agilidade, inovação, pontualidade, conceito, produtividade. O bom líder coloca em prática suas habilidades e desempenho de forma a contribuir para a sociedade ou grupo que lidera, a fim de colaborar de forma produtiva e não em atuar de maneira superior.
A liderança nos dias atuais é praticada de diversas formas, desde o líder chefe de cozinha, até o líder controlador interno. Contudo o que os diferencia, não é o cargo e nem o salário, mas sim a maneira com que colocam em prática todo seu conhecimento e habilidade. Ainda promove e descobre a melhor forma de colocar em foco as facilidades de cada liderado em determinada situação, usando isso em favor do grupo de maneira a aproveitar o desenvolvimento de desempenho de cada um beneficiando todo o grupo, porém sabendo que se um cai todos assumem