Liderança e poder
CAROLINA ALVES SILVA
DANIEL SÁVIO DE MORAIS PAULO
LUCCA LUCAS XAVIER
RAMONIELLE LINHARES FERNANDES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Liderança e poder
NATAL
2014
INTRODUÇÃO
Com estudos iniciados em meados do século XX, a liderança e o poder são cada vez mais visados nas empresas. Com as constantes mudanças dentro e fora das organizações e o aumento na busca por vantagem competitiva, entender e conseguir melhores resultados com seus colaboradores passou a ser ponto chave nas empresas. Sendo assim, a liderança e o poder tem em seus conceitos a base para uma melhor relação entre líder e subordinado em busca dos objetivos organizacionais. Com essa nova forma de pensar e agir por parte dos líderes dentro da organização, o conceito de visão compartilhada se tornou ferramenta fundamental no processo de criação de uma nova cultura interna para os subordinados, mais voltada ao futuro dentro e fora da empresa. O presente trabalho objetiva explanar as formas de poder adotadas na Megafral Comércio e Indústria LTDA, empresa potiguar de Indústria e Comércio de fraldas descartáveis, assim como as consequências de tais práticas no ponto de vista dos colaboradores, e em relação aos interesses organizacionais. A Megafral foi fundada em Outubro de 2003 e está situada no município de Monte Alegre/RN.
REFERENCIAL TEÓRICO
Cada vez mais estudos sobre liderança e poder vêm sendo utilizados para dinamizar e flexibilizar as rotinas de trabalho dentro das organizações. A liderança situacional se baseia na quantidade de orientação e direção proveniente do próprio líder, assim como de relações comportamentais e o nível de prontidão, que é o grau de maturidade que o subordinado atinge com relação ao objetivo especificado pela sua função.
Há diversas visões e conceitos sobre poder, porém Robbins explica a definição de poder de uma forma simples e objetiva como sendo a “capacidade que tem A de