Políticas de Investiemento
Os modelos para a decisão de investimentos e mensuração do valor da empresa compreendem, fundamentalmente, as mesmas variáveis. Todos levam em consideração o valor a ser investido ou atualmente investido, os fluxos futuros de benefícios , a quantidade de tempo em que esses fluxos ocorrerão e o custo do dinheiro no tempo. Os modelos para decisão de investimentos partem da ideia de verificar a viabilidade econômica de um investimneto antes de sua implementação. Os modelos de decisão de mensuração do valor da empresa centram-se em determinar o valor de uma empresa em andamento. Como ela ela é fruto de um conjunto de investimentos em operação, já decididos no passado, os critérios de avaliação devem ser os mesmos. Em outras palavras, os mesmos critérios adotados para a decisão de investir devem ser utilizados para a mensuração do valor desses mesmos investimentos em operação.
Para a Controladoria, é fundamental a apuração do valor da empresa. A Controladoria tem como foco os resultados empresariais e avalia a eficácia da empresa pelos resultados periódicos obtidos. O objetivode qualquer empreendimento é criar valor para os acionistas, valor este que é gerado pelas operações, mensurado e evidenciado contabilmente pela Demonstração de Resultados. Os resultados obtidos refletem as decisões de investimentos do passado e, consequentemente, são avaliadores do desempenho dos responsáveis pela decisão. Desta maneira, a Controladoria deve continuamente mensurar o valor da empresa, para monitorar o processo de criação de valor e avaliação do desempenho dos investimentos.
Principais Ferramentas para a Análise do Investimento
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa demonstra de maneira mais clara as entradas e saídas de caixa, sendo possível, através dele, medir qual é a geração de caixa da empresa.Os fluxos de caixa operacionais são associados com o investimento durante o período de vida útil, e são calculados depois de serem deduzidos das saídas