Liderança e poder na gestão pública
Adilson Castro
Professor Edilson da Costa
RESUMO
O presente estudo tem como tema, principal a Liderança e Poder na Gestão Pública fazendo uma analise nos setores da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul com o objetivo de verificar se a nomeação dos gestores é por competência ou por indicação, bem como se esses tem perfil e capacitação para o cargo a que estão ocupando. Partindo dessa premissa, surgiram duas indagações: Como o poder é exercido por um líder? Se o líder não tem perfil para o cargo como fica o setor? A metodologia utilizada foi bibliográfica, exploratória e de campo, de cunho qualitativo, analisando diferentes conceitos de autores e confrontando a teoria com a prática observada. Como campo de estudo, optou-se pelas Secretarias municipais de Campina Grande do Sul onde verificou-se que a maioria das pessoas que possuem cargo de liderança não tem perfil para exercer o cargo. Observou-se também que em sua maioria, não são concursadas e sim, cargos de comissão, o que resulta indicações de terceiros, podendo ser políticos, amigos, familiares de pessoas influentes, porém, sem a capacitação adequada para o cargo, o que prejudica o bom funcionamento do setor.
Palavras-chave: Gestão Pública, Liderança, Poder
INTRODUÇÃO
A liderança é uma competência de caráter nacional, ou seja, é uma relação entre duas ou mais pessoas fundamentada no exercício da influência. O perfil da liderança proposto aos gestores públicos deve basear-se em conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam à profunda transformação e consolidação dos processos de mudanças então propostos.
O foco deste trabalho está voltado para o estudo da liderança Poder da Liderança dentro da Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul. Para tanto, busca-se o necessário suporte em autores renomados, tais como Robbins, Meirelles e outros. Busca-se, igualmente, inteirar-se das teorias das lideranças, para no final, apresentar ao leitor elementos