Telemarketing
EVOLUÇÃO HISTÓRICA:
O telefone foi patenteado pelo escocês Alexandre Graham Bell em 1876. Porém, no início do século XX, sua invenção tornou-se comercial e várias cidades começaram a interligar-se por esse meio.
Com o desenvolvimento tecnológico, o uso do telefone espalhou-se pelo mundo inteiro para tornar-se hoje o meio de comunicação mais rápido e eficiente, interligando cidades e países instantaneamente.
O início do uso comercial do telefone ocorreu nos U.S.A. na década de 40, quando algumas empresas descobriram que poderiam agilizar a cobrança de seus títulos, via fone, aumentando sua liquidez. Após a larga utilização do telefone na área de cobrança houve a primeira experiência na área de Marketing, através de uma pesquisa para saber quando as famílias da cidade de Dearborn (Michigan / USA) pretendiam trocar de carro.
A pesquisa foi encomendada pela Ford e o sucesso foi tão grande que permitiu um planejamento , visando atender a esta população Por volta da década de 60 descobriu-se também , seu alto poder de impacto, devido ã possibilidade de retorno direto de uma mensagem e, desde então vem sendo utilizado largamente na área de vendas.
Com o alto custo da venda direta e a descentralização dos grandes centros comerciais, cada vez mais as empresas têm procurado outros meios e técnicas de venderem os seus produtos.
O ano de 1973 marcou o início de anúncios por telefone. Os anúncios evidenciavam o telefone como mídia de resposta ã compra de produtos, para motivar a elaboração de um “mailing-list”, fortalecer a imagem do anunciante e a imagem corporativa da empresa , além de visar a venda dos produtos anunciados . PANORAMA BRASILEIRO No Brasil, as empresas vêm encontrando no Telemarketing uma forma de otimizar seus contatos comerciais, reduzindo o custo da venda e pulverizando a carteira de clientes.
Assim, pode-se dizer que o Telemarketing encontra-se em pleno desenvolvimento, quanto mais e mais empresas brasileiras