liderança e motivação
LIDERANCA, MOTIVACAO E COMPETITIVIDADE
SALVADOR
2013
LOURENCE CERQUEIRA DA SILVA
LIDERANCA, MOTIVACAO E COMPETITIVIDADE
32696155266055Trabalho em equipe apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado para a disciplina Psicologia Aplicada a Gestão – do curso de Gestão em RH, sob a orientação da Profª Laíz Gomes da Silva Borborema.
00Trabalho em equipe apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado para a disciplina Psicologia Aplicada a Gestão – do curso de Gestão em RH, sob a orientação da Profª Laíz Gomes da Silva Borborema.
SALVADOR
2013
Nos ambientes organizacionais a presença de conflitos interpessoais e algo comum, uma vez que trata-se de pessoas diferentes, com culturas distintas, fazendo parte de um mesmo grupo de trabalho.
Os conflitos tem sido um desafio para os gestores, pois surgem das mais variadas formas como: insatisfação salarial, sobrecarga de trabalho e ate mesmo dificuldade em receber opiniões contrarias; comprometendo a interação entre o funcionário. A administração de pessoas e algo muito mais complexo do que o mero cuidar dos processos produtivos e dos resultados.
Ao gestor e conferida à responsabilidade de estabelecer normas que regulem o bom relacionamento no local de trabalho e o seu papel como mediador nos conflitos, obriga-o a analisar cada situação de forma imparcial e focar no motivo do embate, observando sempre os princípios éticos no ambiente organizacional. Essa analise apurada pode gerar mudanças na cultura da empresa e promover programas de qualidade de vida, elaboração de políticas de recursos humanos, planejamento estratégico e desenvolvimento de carreiras, visando sempre a minimização das contendas.
Mesmo trazendo problemas de ordem interpessoal, os conflitos nem sempre são vistos como algo negativo, pois possibilitam a criação de novas ideias e motivam o desenvolvimento individual e coletivo, estimulando a competitividade. Cabe ao gestor encontrar um equilíbrio em