Liderança e Motivação
Motivação e liderança são dois temas que estão ligados e se complementam. O líder não motiva seus seguidores, mas se constitui peça-chave em não permitir que a motivação dos seguidores vá definhando até desaparecer definitivamente. Quando o seguidor sente ambos se estabelece de maneira firme e duradoura.
E indispensável para qualquer grupo que almeja atingir sua eficácia que possua alguém para orientá-lo na direção desejada. Este alguém é reconhecido como o líder do grupo. O fator liderança adquire atualmente importância fora do comum, principalmente, dentro do contexto organizacional.
As empresas podem se consideradas como predominantemente formadas de grupos de pessoas que precisam ser coordenadas em seus esforços individuais, a fim de que as metas e os objetivos comuns sejam alcançados. Cada dia mais se tem valorizados aqueles que usam com eficácia seus recursos pessoais no cumprimento da responsabilidade de dirigir os seguidores de maneira eficaz.
Liderança e autoridade são dois conceitos conflitantes. Muitas pessoas em cargos de autoridades não sabem exercer a liderança. Outras a exercem sem autoridade, simplesmente pelo fato de identificarem um problema em determinado setor e terem condições de mobilizar as pessoas para solucioná-lo.
Um líder considerado eficaz, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral de toda a potencialidade dos seguidores, consegue que os mesmos, a desconsiderar seus próprios interesses para comprometer-se com os objetivos propostos pelo grupo ao qual pertencem.
Esse tipo de liderança é, no geral, exercido de maneira natural, de tal forma que o líder, nessas circunstâncias, recebe