liderança e gestão de crise
Orientação de tela
Texto
Slide 1
Introdução
Olá, seja bem-vindo à quarta aula do Guia do Aluno de Liderança do Instituto da Construção!
Slide 2
O tema da aula de hoje é Administração de Conflitos.
Durante a sua jornada de trabalho, além das atividades corriqueiras, responsabilidades com metas, produção e pessoal, outro item que, com certeza, fará parte do seu dia é a administração de conflitos.
Haverá diversos conflitos, dos mais simples aos mais complexos.
Slide 3
A pergunta é: como gerenciar esses conflitos?
A primeira regra nesse caso não é evitá-los ou jogá-los para debaixo do tapete, mas sim gerenciá-los. Quando esses conflitos são bem administrados pelo líder, é possível tirar proveito dessas situações e, até mesmo, evitar e precaver problemas futuros.
Todos nós sabemos que viver em grupo não é fácil, cada membro tem suas opiniões, vontades próprias e isso toma uma proporção ainda maior quando esses grupos se unem em interesses comuns, formando assim, as famosas “panelinhas”.
Slide 4
Um grande erro que a maioria dos líderes comete é igualar, ou pelo menos tentar, os pensamentos de todos os membros do grupo. Infelizmente, é uma luta em vão, pois é dever de todo líder reconhecer a individualidade e a característica de cada uma das pessoas que compõem a sua equipe.
O maior jogo de mestre é estimular o conflito!
Como assim, você deve estar se perguntando, não é mesmo?
Exatamente, estimular o conflito. Quando o líder sabe como estimular conflito, ele consegue extrair dos membros de sua equipe novas ideias, inovações, soluções para os problemas apresentados por eles mesmos, entre outros benefícios.
Em um jogo de futebol, por exemplo, o técnico estuda o adversário antes de enfrentá-lo, certo? Não é o caso de adversário, mas na mesma proporção você, como líder, deve estudar a pessoa e suas vontades que está conflitando. Só assim, você terá condições de “enfrentá-lo” e extrair desse problema bons