Análise de artigo sobre riscos de alimentos
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Gestão da Cadeia de Abastecimento, foi-nos pedido que os alunos realizem uma leitura e análise crítica de um artigo.
Após uma vasta pesquisa, selecionamos vários artigos. Analisámos o abstract de cada um e verificamos que, efetivamente, o artigo mais interessante seria Fragile food supply chain: reacting to risks de Samir Dani e Aman Deep. Este artigo foi publicado (online) a 1 de Outubro de 2010. Consideramos este artigo o mais apropriado, pois retrata um tema pouco falado na atualidade mas imensamente crítico na saúde de milhões de pessoas. Neste estudo foram considerados três casos que servem como exemplos de que a má gestão e principalmente a não prevenção pode tomar caminhos catastróficos. Grandes empresas que transparecem confiança e dedicação ao consumidor e por sua vez produtoras de alimentos primários em poucos dias transformam-se em veneno e matam pessoas que detinham a sua preferência.
E assim de repente, até nos lembramos de um exemplo bem recente: a contaminação de refeições pré-confecionadas com carne de cavalo na Europa. Embora não haja mortes confirmadas é um bom exemplo para perceber que o consumidor muitas vezes desconhece a origem da confecção e da própria “matéria-prima”.
Mas não só de contaminação fala o artigo. Este artigo refere ainda que as empresas podem ser um apoio nos clientes em caso de catástrofe.
Descrição do artigo
Os autores introduzem este artigo afirmando que a cadeia de abastecimento alimentar é cada vez mais o centro das atenções no que se refere a contaminação e riscos. Afirmam também que as cadeias de abastecimentos de hoje são particularmente frágeis devido à dispersão geográfica, económica e legislativa das entidades participativas e que qualquer materialização de riscos, ou seja o potencial de causar perdas, sejam essas financeiras, materiais, humanas ou de