linguistica
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LETRAS PORTUGUES
INTRODUÇÃO À LINGÜÍSTICA
“Relatório Introdução à lingüística Nº 2”
Outubro 2013
2. A lingüística como ciência:
A lingüística passou a ser definida como ciência apartir do Curso de lingüística geral de Ferdinand de Saussure, que estabeleceu a língua como seu objeto de estudo. A lingüística da primeira metade do século XX utiliza o método indutivo: coleta de corpora, seleção, manipulação, e classificação dos dados. Nessa concepção a ciência lingüística situa-se dentro dos limites cobertos pela semiologia (apresentada inicialmente por Saussure) que consiste no "estudo da vida dos signos dentro da sociedade" e abarcam todos os sistemas de signos instituídos, como sinais de trânsito, código de surdos-mudos, código telegráfico etc.
2.1 definições de campo e do objeto
Até o fim do século XIX acreditava-se que a língua era como um arquivo histórico, algo que pertencia ao passado. Já no inicio do século XX um filosofo suíço chamado Ferdinand de Saussure mostrou que a língua é um sistema vivo, algo em constante transformação.
Saussure foi o primeiro pensador a revolucionar a lingüística, isso através de anotações feitas pelos seus alunos na época, que publicaram a obra chamada curso de lingüística geral, onde apartir disso a lingüística se tornou uma ciência por excelência.
2.2 Metodologia de pesquisa lingüística
Ferdinand de Saussure captou a natureza da linguagem humana, onde o ponto principal era de que língua era um sistema em constante mutação, assim os componentes da língua não tem significado por si só, e sim são definidos por meio se suas relações.
Por exemplo: uma moeda de um real, ela não tem valor por si só. Um real é uma conversão e independe do material de que ela é feita, o valor só existe porque podemos comparar com outros valores pelos quais ela pode ser trocada.
Saussure dizia que a língua