Liderança, um caso de amor
Livro: Liderança, uma questão de competência.
Capitulo 3: O líder e sua equipe: Um caso de amor!
Robson M. Marinho
Introdução
A verdadeira liderança não é propriedade de uma determinada categoria profissional, cultural ou acadêmica. De fato, a verdadeira liderança está acima de qualquer categoria.
Milhares de cursos sobre treinamento empresarial oferecem dicas de como maximizar o poder da equipe, como motivar os liderados, como elevar a moral da equipe e como atingir potencial máximo de produtividade, vendas ou lucro, porém nenhuma dessas técnicas jamais substituirá um segredo: Liderança é um caso de amor.
Um líder nato, se identifica pelo amor que ele sente perante sua equipe. Suas atividades são melhor realizadas quando se faz o que se gosta, se gosta do que se faz ou vice e versa.
Nossa sociedade ocidental é treinada para separar o profissional do pessoal, a emoção da razão, o lazer do trabalho e as amizades dos negócios, como diz o velho ditado “Amigos, amigos, negócios a parte.” Porém este conceito é totalmente contrario ao que estamos estudando, é impossível ser uma pessoa em casa e outra no trabalho, as pessoas têm uma emoção e as emoções não somem quando entram em outros ambientes, elas permanecem e temos que aprender a lidar com as diferentes situações e os diferentes ambientes.
Todas as empresas, por exemplo, concordam e se esforçam para dar prioridade e razão ao cliente, mas pouquíssimas estão preparada ou conseguem dar amor e amizade ao cliente, ou demonstrar um interesse real no seu bem-estar. Porém as empresas que estão preparadas desta forma, atendem melhor seus clientes e são mais bem vistos no mercado.
Ninguém discorda que um líder deve saber trabalhar em equipe. O líder que trabalha em equipe melhor supre as necessidades de sua equipe e é mais bem visto entre seus liderados.
As equipes que alcançam melhor desempenho nas atividades acadêmicas são aquelas que conseguem desenvolver um relacionamento mais próximo e mais