Artigo sobre liderança
Fabiano Rodrigues Tischer ¹
RESUMO
Neste breve artigo, foram apresentados características do ato de liderar, baseado no livro O
MONGE E O EXECUTIVO de James C. Hunter. O ato de liderar está presente em todos os momentos, acarretando defeitos em nossa sociedade, deixando-a em um sistema falível e evidentemente previstos corrupções e crimes. Logo a liderança se caracteriza em distinções entre a autoridade e o poder, sendo necessárias dosagens diversas e equitativas para cada caso.
Este artigo é de base qualitativa. Contudo nos leva a pensar que liderar exige se doar a preencher as necessidades dos outros, nunca vontades.
Palavra- Chave: autoridade, poder, dosagens diversas e equitativas, doar, preencher necessidades. 1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje viver em grupo e em sociedade é um fator que determina nossas ações e nossos comportamentos. Como podemos ser um bom líder? Bom, primeiramente o líder parte de uma virtude. Essa virtude se baseia em um comportamento com um bem comum, um bem a todos.
O líder para se dar bem com todos, necessariamente precisará usar duas distinções entre dois estados, sendo o primeiro a autoridade e o segundo o poder. Um bom líder necessariamente precisa ter um caráter de autoridade, sendo necessário ter uma influência perante os demais.
De acordo com Hunter (2004, p.28) a liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Portando o líder é encarregado de autoridade, ou seja, é uma habilidade de influenciar as pessoas a fazerem alguma coisa por vontade própria, pelo aquilo que você representa á aquela pessoa.1 Fabiano Rodrigues Tischer : Acadêmico do 1° Período de Direito 2
Contudo, não há apenas a autoridade como parte de uma liderança, o poder está fortemente ligado, mas o necessário é uma pequena dosagem, pois é o fruto da rebeldia, pois o poder é um ato