Artigo sobre liderança
Baseado no artigo “Os chefes e não as torradeiras deveriam vir com manual” de
Lucy Kellaway, Valor Econômico – março de 2013, este trabalho tem como finalidade apresentar alguns tipos de lideranças reconhecidas no mercado de trabalho para facilitar o entendimento de como lidar com determinados chefes e diretores.
O artigo de Lucy Kellaway diz como é importante os funcionários entenderem como pensam e agem seus respectivos chefes, evitando mal entendidos e constrangimentos e cooperando para um melhor clima organizacional e entrosamento da equipe.
Tendo informações sobre as características específicas, foram elaboradas diversas denominações para cada chefe que será comentada em uma lista ao longo deste trabalho. Esta identificação apresenta, para facilitar a compreensão, alguns exemplos de pessoas públicas que exercem algum tipo de liderança identificada no trabalho.
As relações humanas são objetos de estudos da administração ao longo de anos e a relação dos chefes com empregados são um dos principais tópicos abordados. A maneira de lidar, os incentivos, as penalidade, tudo visando o desempenho da empresa quanto aos resultados tem um estudo sobre o relacionamento dos gestores com os operadores. Porém, muitos destes estudos são dos gestores para melhor entender os funcionários e assim identificar deficiências para concertá-las e obter melhores resultados. Todavia, com os funcionários identificando características de seu respectivo chefe ele poderá obter melhores resultados porque saberá exatamente o que o chefe deseja e como apresentar uma ideia, relatórios, planilhas, etc. Saberá o melhor momento para aborda-lo, informar deficiências ou até pedir reajuste salarial. Entenderá também que aquele determinado perfil não é o melhor para se trabalhar e assim procurar outro setor ou outra empresa, já que um relacionamento difícil provavelmente gerará transtornos e provocará uma demissão.
O grupo de estudos deste trabalho