Pesquisa
Resumo: O líder e sua equipe: Um caso de Amor.
O texto nos remete a alguns conceitos acerca da competência e desenvolvimento sobre liderança, um dos temas mais discutidos na atualidade por empresas e trabalhadores. Essa reflexão é iniciada a partir do conceito universal sobre amor, indicando que para atingir a arte de liderar e ser líder com excelência há que ser feita à prática do amor em suas diferentes formas, mas com o mesmo objetivo final. O autor propõe ainda que além desse sentimento, outro fator que será determinante para o sucesso é a distinção e transformação do conceito grupo x equipe, que conta com fatores ligados a essência individual e qualidade de relacionamento entre pessoas, além da conciliação entre objetivos pessoais e comuns.
Durante o processo de formação de uma equipe acontecem diferentes estágios que variam resumidamente desde a observação, aceitação, interação e coesão grupal onde cada fase implicará necessariamente em atitudes e comportamentos individuais que ao final tendem a contribuir para melhor integração do grupo. Outro fator relevante é o tipo de relacionamento que o próprio líder exerce com seus liderados, havendo na maioria dos casos dois perfis distintos dentro do mesmo grupo: os que possuem mais afinidade (intragrupo) e os que possuem menos afinidade (extragrupo).
Resenha Crítica
Em um mundo com o status atual tão globalizado, onde as empresas procuram focar no desenvolvimento do profissional a fim de desenvolver habilidades e comportamentos, o conceito amor traz reflexões inovadoras dentro do ambiente coorporativo. Acredito que a relação entre líder e liderado deva ser praticada em âmbitos diferentes, para que assim o conceito não seja visualizado de maneira irreal e ilusória. Conforme descrito pelo autor líder não se trata de uma competência técnica, mas sim de uma pré-disposição comportamental de um sujeito que embora não adquirida por meio de estudos ou