Faculdade
1 – O que é bilinguismo no contexto da surdez?
R: O bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de 2 línguas: a língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.
2- Por que o bilinguismo é importante para a criança surda?
R: O importante é que haja a interação entre as línguas, para que a criança cresça, desenvolvendo suas capacidades cognitivas, linguística, afetivas e políticas, independente do espaço escolar no qual esteja inserida.
3- É necessário que a criança surda aprenda primeiramente qual língua? E por quê?
R: No nosso caso para que facilite a compreensão do português escrito, pois utiliza a libras como estratégia da aprendizagem do português.
4- O que possibilita a proposta bilíngue ao leitor surdo?
R: A proposta bilíngue possibilita ao leitor surdo, fazer uso das 2 línguas, escolhendo qual irá utilizar em cada situação linguística.
5-O que são as línguas de sinais?
R: São línguas naturais das comunidades surdas, não são simplesmente gestos e mímicas, e sim línguas com estruturas gramaticais próprias.
6- A língua de sinais é universal?
R: Não, cada pais possui a sua própria língua de sinais. Como qualquer outra língua, possui as expressões que diferem de região para região (os regionalismos), que o legitima ainda mais como língua.
7- Quais tipos de expressões são importantíssimas na comunicação com o surdo?
R: As expressões faciais e corporais.
8- O que é a datilologia?
R: Um recurso usado pelaos surdos para expressar alguma palavra nova, ou um nome próprio que ainda não tenha um sinal, em que cada sinal corresponde a uma letra. É a maneira de soletrar as palavras com as mãos usando um alfabeto manual.
9 – Qual especialidade médica que trata do aparelho auditivo?
R: Otorrinolaringologista
10- Qual a parte do ouvido que afetada pode causar a surdez severa ou profunda?
R: A cócrea.
11- Como é dividido o ouvido:
R: Ouvido