liderança setorial em saude
Angélica Salete Ilher2
Patricia Fernandes Barreto3
RESUMO: A Liderança Setorial em saúde envolve planejamento, organização, gestão e regulação dos serviços de saúde. É de suma relevância para a elaboração de políticas públicas voltadas para a área. Algumas políticas são determinantes para a manutenção da saúde.Cada vez mais, a fim de abordar os montantes sociais a intersetorialidade passa a ser um dos pré-requisitos para a implementação das políticas. Assim, esta pesquisa teve por objeto de estudo, referenciais das atuais concepções acerca da temática, tendo por resultado a confirmação de que as diversas lideranças setoriais são o alicerce das neos-políticas públicas.
PALAVRAS-CHAVE: 1.Intersetorialidade. 2. Políticas Públicas. 3. Saúde.
INTRODUÇÃO
As políticas públicas tem sua dinâmica em conformidade com a contextualização da sociedade e as demandas dela provinda, bem como devem ser a expressão pura e simples do interesse geral da sociedade, ouvidas indiretamente em instâncias democráticas de forma realística pela instituição formuladora e solucionada dentro de um consenso entre os atores sociais a partir de eficaz fluxo de informação (PETERS, 1986).
Atualmente se faz necessárias investigações sobre a temática que ainda é pouco explorada, já que as políticas públicas podem promover a construção de uma nova cidadania e a formação de espaços públicos do Estado de Direito Brasileiro. A área da saúde, inevitavelmente tem passado historicamente por sucessivos movimentos de recomposição das práticas sanitárias decorrentes das distintas articulações entre as partes: Sociedade e Estado.
Entretanto, dentro deste contexto, é imprescindível conhecer como a liderança setorial em saúde conjuntamente com seus envolvidos se torna a base para a formulação das políticas públicas e que importância isto tem para a população Brasileira.
Demonstrar o seu grande