Escalas
Pesquisar sobre escalas gráficas, numéricas, de ampliação e de redução.
Escala é a relação entre o tamanho representado em um desenho/mapa/planta etc., e o tamanho real na superfície terrestre.
ESCALA NUMÉRICA: representa em forma de fração a proporção da escala. Exemplo:
1 : 50 000
Numerador Denominador (área real) (área do desenho)
E =
Convém sempre deixar o numerador como 1, para sabermos quanto cada unidade do desenho equivale. Quando não está especificado qual sua notação (cm, m, km...), admite-se por convenção que está em centímetros.
ESCALA GRÁFICA: é aquela que expressa diretamente os valores da realidade desenhada. Exemplo:
O intervalo entre um número e outro representa uma distância específica, que é devidamente apontada pela escala. Esse tipo de escala possui o mérito de aumentar e reduzir juntamente com o que foi desenhado. Assim, se transferirmos uma planta menor para um pôster maior, a escala continuará correta (o que não aconteceria com a escala numérica, que deveria ser recalculada).
É importante citar também sobre como as escalas são classificadas em grandes e pequenas. Exemplo:
1:50 000 é uma escala grande, assim ela apresentará detalhes maiores comparada a uma escala 1:1000 000 que é uma escala pequena, apresentando detalhes menores.
ESCALA DE AMPLIAÇÃO: é utilizada para representar um objeto em tamanho maior do que o tamanho real. Multiplica-se o valor medido indicado no desenho pelo valor numérico da escala. Exemplo:
2:1 3:1 4:1 5:1 10:1 20:1
ESCALA DE REDUÇÃO: é utilizada para representar um objeto em tamanho menor do que o tamanho real. Divide-se o valor da medida indicada no desenho pelo valor numérico da escala. Esse tipo de escala é bastante utilizada em mapas e em plantas de construção civil. Exemplo:
1:2 1:4 1:10 1:20 1:30 1:100