Turismo
CURSO DE TURISMO/ ÊNFASE EM AMBIENTES NATURAIS
SOCIOLOGIA DO LAZER
GRACI MARLENE PAVAN
VERIDIANA RIBEIRO – 1° ANO MATUTINO – RGM 124428
Resumo: Políticas públicas setoriais de lazer – O papel das prefeituras
MARCELINO, Nelson Carvalho (org). Políticas Públicas Setoriais de Lazer – O Papel das Prefeituras Publicado em 1996, o livro é composto de um conjunto de textos, que procura combinar o estudo e a reflexão de aspectos fundamentais das políticas públicas setoriais de lazer, com relatos de experiências de ações desenvolvidas por executivos municipais. O organizador dos textos é o Prof.Dr. Nelson Carvalho Marcellino, pesquisador do CNPq, docente no Departamento de Estudos e Lazer e coordenador de Grupos de Pesquisa na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; o mesmo é autor de outras publicações relacionadas ao lazer e sua constituição humana, social, pedagógica e política. O livro foi pensado e dirigido a administradores e membros de executivos municipais, estudantes e profissionais de educação física, turismo, terapia ocupacional, ciências humanas, educação, arquitetura e urbanismo, administração.
Introdução
O entendimento do lazer – Nelson Carvalho Marcellino
MARCELLINO, Nelson Carvalho. O Entendimento do Lazer. In: MARCELINO, Nelson Carvalho (org). Políticas Públicas Setoriais de Lazer – O Papel das Prefeituras
O autor reflete na introdução que, o lazer vem ganhando grande importância na sociedade, no entanto poucas ações das administrações públicas se materializam em direção da prática do lazer. Projetos no âmbito nacional são lançados, mas o seu alcance é aquém do esperado por não levarem em consideração a realidade dos municípios.
Outro fato citado é o preconceito dos executivos municipais com relação ao lazer, de modo que é visto somente como prática de alguma atividade, não em seu contexto cultural, da construção do indivíduo e da sua qualidade de vida.