Liderança nas organizações
“A Liderança é um processo-chave em toda organização e tem sido uma preocupação constante tanto das organizações que dela necessitam, como também de teóricos e pesquisadores”. (CHIAVENATO, 2001)
A liderança nas organizações
As organizações precisam de líderes em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de sua atuação. Por trabalhar diretamente com pessoas, o administrador, muitas vezes, deverá exercer o papel de líder. O profundo impacto causado pelos líderes nas organizações é responsável pelo surgimento de uma infinidade de teorias acerca do conceito de liderança. Entretanto, devido à complexidade do assunto e à variedade de tentativas distintas de explicações para o mesmo assunto, a conclusão a que chegamos é de que ainda não existe ainda uma única abordagem correta e universalmente aceita para o tema. Liderança não é sinônimo de administração. Um bom administrador deve ser um bom líder, porém, nem sempre todo líder é um administrador. A figura do líder está presente em todos os níveis organizacionais (institucional, intermediário e operacional), e ele pode atuar tanto em grupos formais como informais.
O conceito de liderança
Quando se fala em liderança, são dois os aspectos que devem ser considerados: o poder e sua aceitação por parte dos liderados. Podemos conceituar liderança como um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. É uma forma de influenciar outras pessoas, em uma determinada situação, em função dos relacionamentos existentes e do processo de comunicação, visando atingir objetivos específicos. A influência deve ser entendida como uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. Está ligada aos conceitos de poder e de autoridade. O poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre as outras, que pode ou não ser exercido. Em uma