A era das revoluções - o mundo na década de 1780
Eric Hobsbawm afirma que o mundo na década de 1780 era ao mesmo tempo menor e maior do que o nosso. Com base no texto (até a página 27) reflita e explique por que.
O mundo em 1780 era menor geograficamente que o de hoje, conhecia-se pedaços do mundo habitado. Um exemplo é o curso dos rios do mundo que era um mistério para todos a não ser para andarilhos, comerciantes e caçadores como afirma o autor. O mapa do mundo baseava-se de espaços brancos cruzados demarcados por negociantes e exploradores. O autor afirma também que a terra abrigava somente uma fração da população de hoje, não muito mais que 1/3, sendo que as pessoas viviam principalmente no litoral. E se tratando da população ela era menor ainda em outro aspecto, os Europeus eram mais baixos e mais leves que a população de hoje, tinham menos de 1,50 metros de altura. No entanto eles não eram nem um pouco frágeis baseando-se nos soldados da Revolução Francesa os guerrilheiros eram capazes de um sofrimento físico igualado hoje em por poucos.
E refletindo outro aspecto do mundo na década de 1780, o mundo era muito maior que o de hoje pela dificuldade na locomoção e comunicação que eles encontravam naquela época. Os meios de locomoção de pessoas e de mercadorias por terra, por exemplo, era muito escasso, vagaroso e caro. Eles e suas mercadorias se locomoviam por terra muitas vezes a pé ou então pelas baixas velocidades de suas carroças. Outro meio de locomoção era as carruagens onde os mensageiros percorriam longas distancias com despachos. Como afirma o autor o meio mais fácil e barato era o transporte por agua, e também não só fácil e barato como também mais rápido dependendo das incertezas dos ventos e do tempo. Em relação à comunicação o mundo de 1780 era também muito grande em visto do que vivemos hoje, não havia