Salgadinho extrusado
SALGADINHO EXTRUSADO
AMANDA ROBERTA PIRES
MÁRCIA FREITAS DA CRUZ
REGIANE AGUSTINHO
SOROCABA-SP
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRIA 4
3. O EQUIPAMENTO 5
4. INGREDIENTES 7
5. PROCESSO DE PRODUÇÃO 8
6. FUNCIONALIDADE DO PROCESSO DE EXTRUSÃO 11
7. TABELA 12 BIBLIOGRAFIA 13
SALGADINHO EXTRUSADO
1. Introdução
Um dos processos industriais que tem se mostrado eficiente na obtenção de produtos alimentícios é a extrusão. Em virtude da sua versatilidade operacional e suas múltiplas funções, esta tecnologia tem encontrado um vasto campo de aplicações, seja para a produção de alimentos para o consumo humano ou para o consumo animal.
Na área de alimentos para consumo humano, a diversidade de produtos envolve as áreas de panificação (pão chato “flat bread”, biscoitos, pastas alimentícias, crackers, wafers, etc.); cereais matinais e “snacks” prontos para o consumo com diversos formatos (bolinha, estrela, lua, concha, entre outros), diferentes tamanhos, cores e sabores, destinados aos mais variados consumidores; produtos de confeitaria e de macarrão; ingredientes para outros produtos; texturizados (proteína de soja texturizada, análogos de carne, ingredientes para sopas e bebidas, cereais fortificados, entre outros); produção de alimentos instantâneos, como pós para pudins, polentas, curais e similares; processamento de proteínas de oleaginosas e de leguminosas, a fim de eliminar inibidores de crescimento e de fatores antipalatáveis; produção de alimentos pré-cozidos destinados aos programas de assistência às populações carentes e mal nutridas e à merenda escolar 2,3.
Trata-se de um processo termomecânico e contínuo que combina as operações unitárias como misturar, amassar e modelar, com cocção ou não, para ampliar as possibilidades de elaboração de alimentos básicos ou alternativos, em alimentos de distinta forma, textura, cor e aroma. Seu princípio básico é a conversão de um