Pesquisa sobre comunicação organizacional
Alunos: Adriana Hosana, Átila Santiago, Welton Souza
Curso: Administração turma: 26/ noite
Disciplina: Psicologia e Comportamento Organizacional
Profª Tereza Glaucia Gabriela
Relatório de Pesquisa
Tema: Comunicação Organizacional
Breve conceito:
Por muitos anos a comunicação e a informação foram tratadas como ferramentas de ação das Organizações de uma maneira mecanicista cuja ênfase estava na seleção de canais, processamento e transmissão da informação. Hoje a comunicação é tratada como um processo estratégico para a ação em uma realidade dinâmica e complexa, que funciona, de maneira democrática, como disseminadora dos objetivos e dos valores culturais da empresa tanto para o público interno como externo. Ou seja, uma ferramenta que visa à interação de todos os agentes Organizacionais (funcionários, clientes, fornecedores e etc.) e que acima de tudo, coloque o ser humano em pauta valorizando a sua subjetividade e afetividade.
A Comunicação Organizacional é a mudança no enfoque da Comunicação Empresarial para uma visão mais estratégica.
Objetivo:
Este pesquisa tem o objetivo de identificar como as a maioria das Organizações (de vários tamanhos e atuantes de diversas áreas) têm trabalhado a Comunicação nos seus respectivos ambientes de trabalho na relação colaborador-gerente.
Público-alvo:
Funcionários de diversas empresas com diversos tipos de faixa etária e conhecimento.
Metodologia:
Foi aplicada uma pesquisa (em anexo), adaptada de um estudo realizado em diversas empresas no município de palhoça, interior do estado de São Paulo, dividida em três blocos: 1. Perfil do Sujeito investigado: consta das questões de número 01 a 04, buscando obter informações gerais sobre o pesquisado, como gênero, faixa etária, nível de escolaridade e tempo de empresa. 2. Posicionamento dos gerentes e colaboradores sobre comunicação e desempenho: constam da questão número 05 onde se optou por um questionário