Diagnóstico organizacional
A estratégia utilizada para realização do diagnóstico organizacional na empresa , foi a Pesquisa de Satisfação
Clima Organizacional, segundo Luz (1996), é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas, e a conseqüente reação a esta percepção. O Clima Organizacional está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador percebe a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
Luz (1996), afirma que a Pesquisa de Clima Organizacional “... é um trabalho cuidadoso que busca detectar as imperfeições existentes na relação empresa x empregado, com o objetivo de corrigi-las”. Por meio desta pesquisa e apuração dos resultados, a empresa pode conhecer o que os colaboradores pensam, avaliar o grau de cooperação e relacionamento existente nos diversos níveis hierárquicos, identificar seus pontos fortes, deficiências, expectativas, aspirações, conflitos, problemas atuais e potenciais que possam estar se refletindo nas relações de trabalho; e a partir disso, promover mudanças ou criar soluções que tornem este clima adequado, fazendo com que seus funcionários desempenhem seus papéis de maneira que todos saiam satisfeitos. Isto se refletirá no processo de melhoria da qualidade do trabalho e no crescimento da empresa.
Neste contexto, a Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta da Gestão de Pessoas, cujo objetivo principal é maximizar, cada vez mais, as relações da organização com seus colaboradores oferecendo condições de trabalho adequadas, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e estabelecendo um ótimo ambiente de trabalho, buscando visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia, retratando o estado de satisfação dos colaboradores em relação