Analise literária sobre fernando pessoa e seus psedônimos
2010 palavras
9 páginas
A poesia de Fernando Pessoa. Diego Rasteiro Ramires Fonsêca
Graduando em Letras português/inglês
Universidade Paulista-UNIP
A vida do poeta.
Nascido Fernando Antônio Nogueira de Seabra Pessoa em 1888, em Lisboa, e falecido em 1935 no mesmo local. Aos cinco anos ficou órfão de pai; sua mãe se casou dois anos depois com um militar que nomeado cônsul da África do Sul se mudou com sua nova família para o país. Fernando Pessoa ainda permaneceu na África por dez anos, durante os quais cursou o primário e o secundário em contato íntimo com a língua e cultura britânica. Passou a infância e adolescência em Durban, onde obteve educação inglesa, tornando-se poeta bilíngue.
Prestes a ingressar na Universidade do Cabo, precisou voltar para Lisboa. Voltou para Lisboa em 1905, matriculando-se no curso superior de letras, mas, abandonou para instalar uma tipografia que fracassou. Viveu neste período com a avó e duas tias.
Trabalhou obscuramente como correspondente estrangeiro, redator de cartas comerciais em inglês e francês, atividade modesta que acabou por sustenta-lo na maior parte de sua vida.
Na década de 1910 colaborou com algumas revistas dentre elas “A Águia”; entrou em contato com as vanguardas europeias. Sendo que em 1914, teve publicado alguns de seus poemas na revista “A Renascença”, criando neste período seus heterônimos. No ano seguinte ajudou a fundar a famosa revista “Orpheu” marco inicial do modernismo português.
Embora tenha participado intensamente das publicações do Modernismo Português seu único livro publicado em vida foi “A mensagem”, obra com a qual participou de um concurso de poesia do Secretariado da Propaganda Nacional, em Lisboa em 1934, pouco antes de vir a falecer.
A poesia de Fernando Pessoa divide-se em ortônima e heterônima. É reconhecido com o principal escritor do modernismo português e um dos maiores poetas de todos os tempos.
Movimento modernista.
O sentimento por parte dos intelectuais do século XX era de que seria