Liderança feminina
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MULHERES LÍDERES
Prof.ª Michelle da Rosa Lopes
Campo Grande – MS
Abril de 2013
1. INTRODUÇÃO
Muitas vezes ficamos desconfiados quando se fala em liderança feminina devido aos costumes machistas da sociedade, isso faz com que as mulheres fiquem retraídas até mesmo quando já esta comprovada a sua competência elas buscam ofuscar sua feminilidade e busca esboçar características masculinas para tentar demonstrar certo poder e autoridade.
O cenário atual vem mudando essa ideia e mostrando que no mercado de trabalho há mais espaço para as características femininas do que se imaginava.
Adiante em nosso trabalho iremos mostrar algumas mulheres que são muito influentes no cenário mundial e que mostra que elas vêm ganhando seu espaço e incluindo a feminilidade em seus modos de liderar.
2. LIDERANÇA FEMININA
1. ANGELA MERKEL
Angela Dorothea Merkel nasceu em Hamburgo, no dia 17 de Julho de 1954, é uma cientista política alemã, desde 2005 Chanceler da Alemanha e líder do partido União Democrata-Cristã (CDU) desde 2000. Foi descrita como a líder de facto da União Europeia e atualmente é referida pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo, a mais alta posição já alcançada por uma mulher.
Em 1994, foi nomeada Ministra do Meio-Ambiente e da Segurança Nuclear, o que lhe deu maior visibilidade política e uma plataforma sobre a qual construir a sua carreira política.
Tornou-se a primeira mulher presidente de seu partido, em 10 de abril de 2000. Sua eleição surpreendeu muitos observadores, uma vez que sua personalidade contrastava com o partido que ela tinha sido escolhida para liderar; Merkel é protestante, proveniente da região predominantemente protestante do norte da Alemanha, enquanto o CDU é um partido socialmente