Liderança Feminina
FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS
MBA GESTÃO DE PESSOAS
UMA LÍDER MULHER FRENTE À UMA EQUIPE COM A PREDOMINÂNCIA DE FUNCIONÁRIOS HOMENS
APRESENTAÇÃO DO TEMA
"Na política, se você quiser que algo seja dito, peça para um homem. Se quiser que algo seja feito, peça para uma mulher.” (Revista Época 12/9/13). A frase foi cunhada por Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. Porém, essa frase também pode ser utilizada no ambiente de negócio. A dedicação intensa das mulheres costuma melhorar os resultados de um empreendimento. Uma pesquisa feita pela Dow Jones Venture Source, com 20 mil empresas, constatou que ter uma mulher na liderança aumenta suas chances de êxito. As empresas bem sucedidas têm em média duas vezes mais mulheres no comando do que as malsucedidas. O dado mostra como as mulheres, apesar dos conflitos, podem melhorar o padrão de operações das empresas, mesmo que seja injetando a gestão uma dose de coração.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Segundo Quelhas (2010), em seu estudo sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, concluiu que os movimentos feministas contribuíram para o avanço das mulheres em nossa sociedade, reconhecendo - as nos seus direitos como mulher e cidadã. Verificou-se que a participação da mulher no mercado de trabalho tem aumentado significativamente nos últimos anos ocupando cargos e funções diversificados, incluindo lideranças e políticas, além de estarem liderando os índices de escolaridade em relação aos homens. Esse crescimento deve-se aos seus desafios cotidianos no mundo corporativo, atuando com coragem ao assumir riscos e valorizando as relações interpessoais diferenciadas.
LEVANTAMENTO DO PROBLEMA
Segundo a pesquisa de Marco Aurélio Ramos (2011), os desafios da líder são:
Gerenciar sua equipe de trabalho e, concomitantemente, administrar a sua vida pessoal. Nesse estudo destacou - se a importância do equilíbrio entre ambos