ATPS 4
O objetivo deste trabalho é abordar sobre a ferramenta de controle e entender que ela pode assegurar o resultado de tudo que foi planejado anteriormente. Outro ponto chave é a elaboração do planejamento estratégico final da cafeteria mostrando os valores criados pela empresa através das ações estratégicas.
Organizar – o primeiro passo para o controle empresarial
Obter resultados, não é tarefa fácil. Por isso existem formas de mensuração de resultados.
Organizar é um dos primeiros passos que o indivíduo deve tomar para conseguir bons frutos. Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério (MAXIMIANO, 2000, p.27).
A estrutura organizacional também auxilia na organização, pois divide e coordena as atividades, sendo dividida em sistema de responsabilidade, autoridade e comunicações, cada qual com sua função, tais como, departamentalização, especialização do trabalho, delegação de autoridade, centralização/descentralização do poder, interação das unidades organizacionais.
Outro fator interessante é o controle, que é um ativo que procura manter o planejamento dentro do seu curso inicial. É o processo através do qual os administradores sabem que as atividades efetivas estarão de acordo com as atividades planejadas. (KWASNICKA, 1995, p.209)
Na cafeteria α, podemos utilizar a organização para dividir os trabalhos, responsabilidades e objetivos; e através do controle, podemos ter o controle da qualidade do atendimento, do produto, da coordenação e dos empregados admitidos. Então, o melhor padrão de mensuração de resultados para a cafeteria, é organizar e controlar de forma correta a empresa.
Relatório final – Planejamento estratégico A cafeteria α, tem como público alvo qualquer consumidor de café, em especial aqueles que moram ou estão próximo às nossas instalações. Em