VPN Internet
Atualmente é comum que pessoas utilizem computadores com a finalidade de acessar a Internet para verificar suas mensagens de correio eletrônico (e-mail), acessar remotamente a rede da empresa onde trabalha, realizar transações bancárias, entre outras. O grande problema em acessar e disponibilizar essas informações pela Internet está na segurança, ou melhor, na falta dela. O ideal nesses casos seria que o acesso pela Internet fosse associado a um conjunto de tecnologias que permitiriam uma forma segura e transparente de comunicação, garantindo a privacidade das informações.
Essa solução existe e é conhecida como rede privada virtual ou VPN (Virtual Private Network). Uma rede privada virtual é capaz de garantir a privacidade das informações que por ela trafegam uma vez que só pode ser utilizada pelos funcionários da uma empresa ou grupo de pessoas devidamente autorizadas. Além do tráfego de dados, uma rede privada também pode ser usada para o tráfego telefônico interno entre a matriz e filiais de uma empresa, podendo incorporar as conexões com fornecedores ou clientes e prover ainda o acesso remoto aos funcionários que realizam atividades externas como vendedores e pessoal de assistência técnica.
Conceitos
Como mencionado, a transmissão de informações estratégicas ou sigilosas pela Internet somente se torna viável com a utilização de tecnologias que transformem esse meio altamente inseguro em um meio confiável. O conceito de VPN surgiu dessa necessidade, ou seja, utilizar redes de comunicação públicas, consideradas não confiáveis, para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura por pessoas não autorizadas.
Assim, a característica principal de uma VPN é a segurança que ela garante na comunicação entre os diferentes pontos da rede. Antes de ser transmitida, a informação é criptografada e autenticada. Essa medida garante