curso eletricista industrial
ELETRICISTA INSTALADOR INDUSTRIAL
INTRODUÇÃO
Os motores elétricos são os responsáveis em fazer funcionar a grande maioria das máquinas na indústria. Os tipos de motores e a forma como os mesmos devem ser acionados variam de aplicação para aplicação, o comando elétrico se constituí ainda num dos meios mais utilizados para o acionamento dos mesmos. As diversas conexões do motor à rede são efetuadas utilizando uma lógica de acionamento e cabe ao eletricista instalador industrial determinar o melhor tipo de chave automática de partida (comando), bem como efetuar sua montagem e manutenção. O objetivo desta apostila é proporcionar o entendimento do funcionamento das diversas chaves de partida, sua aplicação e seus componentes, visando embasar o aluno, dando-lhe subsídios para que possa projetar comandos elétricos para diferentes aplicações que não somente as mais comuns na indústria.
UNIDADE 01
Fusíveis
São elementos do circuito de alimentação que atuam na proteção contra curto circuito, sua classificação se dá segundo alguns critérios dos quais os mais importantes são:
- Alta ou baixa tensão
- Ultra-rápidos ou de retardo
Os fusíveis de alta tensão, como o próprio nome diz, têm aplicação onde a tensão é elevada, tal como nas subestações, etc. Os fusíveis rápidos ou ultra-rápidos são utilizados na proteção de circuitos eletrônicos ou que contenham semicondutores. Nas instalações elétricas em geral usamos fusíveis para baixa tensão e de efeito retardado. Isto se deve principalmente a corrente de partida dos motores elétricos que pode alcançar de oito a dez vezes a corrente nominal do motor. Caso utilizássemos um fusível ultra-rápido este abriria na partida do motor que é uma condição normal do mesmo. Na condição de curto circuito, a ação do fusível retardado e do ultra-rápido é