Como funciona uma VPN
Definição
As redes virtuais privadas (VPNs) são conexões ponto a ponto em redes privadas ou públicas, como a Internet. Um cliente VPN usa protocolos especiais baseados em TCP/IP, denominados protocolos de encapsulamento, para realizar uma chamada virtual a uma porta virtual em um servidor VPN. Em uma implantação VPN típica, o cliente inicia uma conexão virtual ponto a ponto com um servidor de acesso remoto pela Internet. O servidor de acesso remoto atende a chamada, autentica o chamador e transfere os dados entre o cliente VPN e a rede privada da organização.
Para emular um link ponto a ponto, os dados são encapsulados, ou empacotados, com um cabeçalho. O cabeçalho fornece informações de roteamento que possibilitam que os dados atravessem a rede pública ou compartilhada para acessar o ponto de extremidade. Para emular um link particular, os dados enviados são criptografados por questão de confidencialidade. Os pacotes que são interceptados na rede pública ou compartilhada são indecifráveis sem as chaves de criptografia. O link em que os dados privados são encapsulados e criptografados são conhecidos como uma conexão VPN.
Aplicação
Existem dois tipos de conexão VPN:
VPN de acesso remoto
VPN site a site
VPN de acesso remoto
As conexões VPN de acesso remoto permitem que usuários que estejam trabalhando em casa ou em trânsito acessem um servidor em uma rede privada usando a infra-estrutura fornecida por uma rede pública, como a Internet. Do ponto de vista do usuário, a VPN é uma conexão ponto a ponto entre o computador (o cliente VPN) e um servidor da organização. A infra-estrutura exata da rede pública ou compartilhada é irrelevante porque ela aparece logicamente como se os dados fossem enviados por um link particular dedicado.
VPN site a site
As conexões VPN site a site (também conhecidas como conexões VPN roteador a roteador) permitem que as organizações mantenham conexões roteadas entre escritórios independentes ou com