trabalho1
15/12/2005 13:21 Sumário
Você pode usar uma rede virtual privada (VPN) para conectar componentes a uma rede por meio de uma outra rede, como a Internet. Redes virtuais privadas fazem isso ao "encapsular" pela Internet ou outra rede pública de forma a oferecer a mesma segurança e os recursos como uma rede privada. Com uma VPN, as conexões na rede pública podem transferir dados usando a infra-estrutura de roteamento da Internet, mas para o usuário, os dados parecem percorrer um vínculo privado dedicado.
Visão geral da VPN
Uma VPN é um método de conexão para uma rede privada (por exemplo, a rede do seu escritório) por uma rede pública (por exemplo, a Internet).
Uma VPN lhe dá a vantagem de uma conexão dial-up para um servidor dial-up, além da facilidade e flexibilidade de uma conexão com a Internet. Usar uma conexão com a Internet lhe permite se conectar a recursos em todo o mundo e ainda, na maioria dos lugares, se conectar ao seu escritório fazendo uma chamada local para o número telefônico de acesso à Internet mais próximo.
Se houver uma conexão de Internet em alta velocidade como cabo ou DSL (linha de assinante digital) no computador e em seu escritório, é possível se comunicar com o escritório em plena velocidade de Internet. Isso é muito mais rápido do que qualquer conexão dial-up que usa modem analógico.
As VPNs usam vínculos autenticados para assegurar que apenas usuários autorizados possam se conectar à sua rede, além de usarem criptografia para garantir que outros não possam interceptar e usar dados que percorram a Internet. O Windows XP consegue essa segurança usando os protocolos PPTP ou L2TP. Um protocolo de encapsulamento é uma tecnologia que ajuda a tornar a transferência de informações na Internet mais segura de um computador para outro.
A tecnologia VPN também permite que uma empresa se conecte a suas filiais ou a outras empresas por meio de uma rede pública (como a