Liderança feminina
1. Destacar os principais conceitos de empregabilidade.
• condição de dar emprego ao que se sabe a habilidade de obter ou manter um emprego ou trabalho (MINARELLI, 1995, p. 37).
• Ações empreendidas pelas pessoas, no intuito de desenvolver habilidades e de buscar conhecimentos favoráveis ao alcance de uma colocação, seja ela formal ou informal, no mercado de trabalho (CAMPOS e colaboradores, 2003).
• Nova dinâmica do mercado traz consigo a empregabilidade como um novo conceito para o perfil do trabalhador, que deve possuir habilidades, conhecimentos e capacidades que vão muito além do necessário em sua área profissional, devendo ser um indivíduo polivalente. (Magalhães (1997), O mesmo autor entende também que, diante dessas necessidades, as universidades não têm adaptado seus programas às novas exigências do mercado, e somando isso aos conflitos dos setores capitalistas brasileiros que, na busca da competitividade, confrontam-se com o investimento na qualificação de pessoal e com a lógica do lucro imediato, o trabalhador vê-se diante de uma dinâmica frenética, dificultando muito seu planejamento profissional necessário a esse mercado mutável.
• Empregabilidade é a probabilidade de o graduado apresentar atributos que os empregadores antecipam como necessários para o futuro funcionamento efetivo de sua organização (MOROSINI, 2001)
2. Resumir de forma breve como foi feita a pesquisa utilizando o método empregado. Totalmente adversa a pesquisa anterior, a qual estava fora da realidade encontrada, a pesquisa da Coleta e colaboradores (2002), analisando os dados gerados anteriormente e a realidade do quadro econômico, estudou as causas atribuídas aos empregados à sua permanência no emprego, verificando a importância atribuída à qualificação profissional para a manutenção do emprego e o principal motivo que leva o indivíduo a trabalhar. Com base nos dados coletados percebeu-se a predominância de