A desigualdade da sociedade
No texto (As idéias fora do lugar), Schwarz evidencia a contrariedade existente na sociedade brasileira a ideologia do liberalismo e a ideologia do “clientelismo”.
No século XIX, os intelectuais brasileiros por vez admitiam a razão da economia burguesa que se empenhava na eficácia de se obter lucros, mas ao mesmo tempo eram voltados ao enfraquecimento oriundo da escravidão existente na sociedade brasileira..
O Brasil era um país composto por três classes de população os escravos, os latifundiários e o homem branco (livre), que era necessitado dos favores concedidos de forma direta ou indireta por algum senhor de posses. Mas através da experiência do favor ficava evidente a contradição as regras, deixando claro “a cultura interessada, remuneração, e serviços pessoais".
Para Schwarz a concepção construída através da apropriação das idéias europeias, utilizada pela sociedade brasileira, tem como objetivo o desaparecimento sutíl da violência nas relações sociais existentes dentro da sociedade brasileira da época. Apesar de ter sido constituida sobre as idéias europeias a literatura brasileira foi criada de forma dependente e assim estabeleceu uma forma cultural complicada, na qual vem a colaborar para que a produção literaria “cultural brasileira” obtenha um aspecto diferente e adequado, a sua sociedade.
Referências:
Schwarz, Roberto As idéias fora do lugar "Ao Vencedor As Batatas", São Paulo: Duas Cidades, 1992, 4.ª ed Fonte: Webteca. UFSC, Florianópolis, 2010.