Liderança Contemporânea
Vamos analisar os estilos contemporâneos de liderança e a contribuição das novas ferramentas gerenciais para o desenvolvimento dos modelos neocarismáticos de liderança e comentar a evolução humana conforme as informações invadem as pessoas, tanto enquanto empregados como enquanto clientes, tornando as relações de trabalho mais focadas no desenvolvimento e na sensibilização do colaborador, a partir de influências em seu comportamento, utilizando-se a motivação ao invés do poder de ameaças ou trocas.
Um excelente exemplo da utilização das novas ferramentas de gestão de pessoas é a disponibilização pelo grupo de restaurantes Spoleto de aulas de teatro e inglês para seus empregados, como forma de motivação. Seu principal objetivo é “fazer com que eles [os empregados] descubram seus talentos e possam desenvolver habilidades, estabelecendo um atendimento personalizado e diferenciado” (SPOLETO).
Justificativa
Enquanto os autores se preocupam em decifrar separadamente as características relacionadas à liderança, há características distintas que quando presentes em conjunto tornam o líder mais eficaz. Por exemplo, um líder visionário, pautado em princípios e que age de forma transformacional é um líder completo. É possível ser apenas visionário ou que apenas seja dotado de princípios que angariam confiança dos subordinados, mas estarão incompletos e em momento de contingência poderá a equipe não se comportar de forma adequada, tornando-a fragilizada e até frustrada. O líder completo é também dotado de senso de contingência, ajustando a si próprio e à equipe às diversas e adversas situações, emergencialmente.
Portanto, lideranças Visionária, Baseada em Princípios e Transformacionais são complementares e devem ser buscadas pelos gestores.
Desenvolvimento
As teorias Neocarismáticas englobam:
– A liderança carismática que é caracterizada pelas atribuições que os liderados fazem das capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando