Liderança contemporanea
introdução
O objetivo deste texto é apresentar o leitor ao estudo da liderança, um dos temas mais importantes da administração. Com certeza, é um dos temas sobre os quais mais se escreveu, e que costumam provocar muita discussão.
Líder é palavra que tem conotação de certa imponência, evocando personagens da História. Contudo, líderes são figuras comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, fundadores de nações ou dirigentes de religiões, mas também em treinadores de equipes esportivas, comandantes militares, regentes de orquestras, professores e, naturalmente, administradores de organizações. Cada uma dessas figuras tem objetivos próprios. Em grande parte, é sua capacidade de liderança que está em jogo quando se avalia o sucesso ou fracasso de suas equipes. Desempenhando papel tão importante nas relações humanas, a liderança recebe grande atenção dentro do enfoque comportamental na administração.
liderança: de QUE SE trata?
Há muitas definições desse complexo processo social que é a liderança. Uma delas é:
■ Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante nessa definição. Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Da mesma forma, líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.
Outra definição:
■ Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas é líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de