lideranca
Por algum tempo as pesquisas sobre liderança giraram em torno do estudo dos traços do líder. A partir dessa abordagem (traços) os pesquisadores partiram para estudos sobre o comportamento dos líderes e depois, sobre as contingências que deveriam ser consideradas nos processos de liderança. Muitas abordagens foram criadas e hoje se sabe que para compreender a liderança é preciso entender o perfil do grupo que lidera. Inclusive, uma das conclusões a que chegam os pesquisadores é que líderes eficazes não utilizam apenas um estilo, mas adaptam seu estilo à situação. (ROBBINS, 2002).
Seguindo esta mesma linha, a organização influencia o comportamento dos líderes em função dos seus valores organizacionais (TAMAYO, MENDES E PAZ, 2000). Se a inovação é um valor estimado pela organização, os líderes serão estimulados a desenvolver competências para contribuir para a inovação da empresa. De outra forma, se o respeito às regras e normas for um dos valores organizacionais , outro perfil será exigido. Cada organização, baseada nas suas metas e necessidades, influenciará no sentido de que o perfil das lideranças seja mais condizente com sua realidade.
Arménio Rego e Dálcio Reis Júnior, juntamente com Miguel Pina e Cunha, professor da Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa), assinaram artigo premiado na Conferência Internacional sobre Negócios e Informação, realizada em setembro de 2013 em Bali na Indonésia. Conforme Cunha, a pesquisa mostra que os líderes “carismáticos” geram impacto positivo no ambiente de trabalho porque