lideranca
2. LIDERANÇA
O conceito de liderança há muito vem sendo trabalhado e explorado principalmente no ambiente profissional, porém, não e só nas empresas que essa habilidade pode ser desenvolvida e realiada com maestria. Em casa, na igreja, nas comunidades onde vivemos e ate mesmo no meio animal o processo de conduzir um grupo, transformando – o em elementos que geram resultados, pode trazer grandes benefícios para a convivência em equipe e para o crescimento de cada um de seus membros.
A liderança é uma habilidade que traz motivação e influencia os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo no ao alcance dos objetivos da equipe e comunidade da qual fazem parte.
Percebe-se então, que o papel do líder é vital quando há metas a serem atingidas e é necessário desenvolver estratégias para chegar ao resultado final com sucesso. Indivíduos com essa habilidade latente têm características que os diferencia das demais pessoas, extramente por saberem conduzir e principalmente motivar os liderados a colocarem em pratica os objetivos que foram propostos.
Sendo assim, é importante enfatizar que liderança e motivação devem sempre estar juntas durante o processo, pois é por meio dessa ferramenta que o líder conseguira levar seus liderados a concluírem seus objetivos de maneira satisfatória, para ele, para o ambiente e para os membros do grupo, pois estes são os elementos mais importantes que envolvem a liderança.
Cada pessoa tem características, que a distingue umas das outras, pois estas são advindas de sua personalidade, que por sua vez é formada por fatores que os rodeiam e os acompanham durante toda a vida. Seu repertorio emocional, psicológico, cultural e social exerce extrema influencia em seu comportamento e faz toda a diferença na execução de seu papel como líder.
É exatamente por esse motivo que existem vários tipos e estilos de liderança. Uns são autoritários, outros