Economia
A teoria da mais-valia explicaria como o empresário capitalista se apropriaria do trabalho do operário, já que o trabalhador teria um direito natural de propriedade sobre produto ou o valor total de seu trabalho. Segundo esta teoria os capitalistas, utilizando-se do controle que, em razão da propriedade privada exerceriam sobre os meios indispensáveis auxiliares da produção, tomariam para si parte do produto dos trabalhadores, o que seria feito por meio de um contrato de trabalho injusto, o qual estabeleceria como salário um valor muito inferior ao valor total que o trabalhador acrescentou aos meios de produção ao transformá-los em mercadorias.
De acordo com as pesquisas dar-se a diferença: A mais-valia é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.
DESENVOLVIMENTO
A teoria do valor-trabalho é uma teoria econômica associada maioritariamente ,Por outro lado, a teoria do valor-trabalho parte da idéia de que a atividade econômica é essencialmente coletiva. Ou seja, ela não interessa no estudo da ciência econômica, enquaque realmente acontece é que o capitalista paga ao trabalhador o correspondente a 6 horas, mas fá-lo ultrapassar estas horas de labor. É a diferença entre o trabalho efetuado e o necessário para a sua produção, que define a mais-valia ou lucro. Este rendimento reverte, não a favor do operário, mas sim do proprietário da terra, do capitalista financeiro e do capitalista da indústria. Quanto a este lucro, é impossível fixar o seu mínimo, mas o seu máximo será limitado pelo mínimo fisiológico do salário, e o máximo de lucro dado pelo prolongamento da jornada de trabalho (de acordo com o máximo das forças fisiológicas do trabalhador). Entre estas duas determinantes pode haver diversas situações de lucro, de acordo com os conflitos entre capital e trabalho: “o capitalista tentando continuamente baixar os salários