LIDERANCA
Segundo MAXIMIANO (2008) no centro do processo administrativo, estão as pessoas. Para planejar, controlar, organizar e executar, os administradores precisam de pessoas. Trabalhar com pessoas é um processo formado por outros processos e a empresa depende da liderança para funcionar os processos da administração.
“Liderança é o processo de influenciar outros de modo a conseguir que eles façam o que o líder quer que seja feito, ou a capacidade para influenciar um grupo a atuar no sentido da prossecução dos objetivos do grupo.” TEIXEIRA (1998, p.139).
De acordo com DJALMA (2009, p. 205):
Liderança é o processo em que uma pessoa é capaz, por suas características individuais, de apreender as necessidades profissionais da empresa, bem como de exprimi-las de forma válida e eficiente, obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento e na implementação dos trabalhos necessários ao alcance das metas e objetivos da empresa.
FRANÇA (apud BERGAMINI, 1994), uma das principais referências nos estudos motivacionais analisa que todas as teorias conservam o denominador comum de que a liderança envolve duas ou mais pessoas e que se trata de um processo de influência exercido de forma intencional, por parte do líder, sobre seus seguidores. Segunda a autora os problemas centrais da liderança são: motivar, inspirar, sensibilizar e comunicar.
De acordo com VERGARA (1999) a liderança está associada a estímulos e incentivos que podem provocar a motivação nas pessoas para a realização da missão, da visão e dos objetivos da organização. Ela aponta como funções importantes do líder:
Perscrutar o ambiente externo, estando atento às mudanças;
Contribuir na formação de valores e crenças organizacionais dignificantes, para a satisfação das pessoas;
Ser hábil na busca de clarificação dos problemas.
LIDERANÇA E PODER
“Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas. O poder é a força no direcionamento dos sistemas