Reflexões Sobre o Pensamento de Comte
Comte dividiu seu sistema em dois campos, o estático e o dinâmico, expressos nas palavras ordem e progresso.
A Opção de Comte era conservadora, pois a mudança (progresso) era admissível desde que não alterasse profundamente a situação vigente (ordem).
Podemos afirmar que Comte divide a sociologia em duas partes, sendo elas: a estática social e a dinâmica social. Diz ele que existe uma distinção mas ao mesmo tempo estão subordinadas entre elas, ao qual a estática social designa a parte da sociologia que analisa as leis gerais da ordem social, as condições da existência e o equilíbrio da sociedade, e seria espécie de anatomia da sociedade. Enquanto a dinâmica social seria a ``ciência das leis do progresso´´, dedica-se a estudar o modo como as sociedades caminham através de das suas etapas fixas de desenvolvimento que progridem em direção a situações mais perfeitas. Na primeira etapa, a teológica, as explicações são dadas através das divindades; na segunda etapa, a metafísica, as situações são explicadas através da essência dos fenômenos ou das coisas; finalmente, a etapa positiva, onde o que importa são as relações entre os fenômenos.
O positivismo já sofreu diversas criticas, sendo a mais famosa delas a de ser uma teoria conservadora. O autor, por exemplo, utiliza uma perspectiva racionalista e cientifica ao analisar a sociedade, defendendo o uso do conhecimento empírico adquirido para algo prático. O método utilizado por si só já é uma ferramenta de transformação, pois não prende ninguém a nenhum dogma, como por exemplo, poderia fazer uma religião ao observar os fatos sociais. A busca da técnica, do prático também ira