A influencia do positivismo no brasil
MARIA DE FÁTIMA ANDRADE MENDES
O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NO BRASIL
Crateús-Ce
2010
MARIA DE FÁTIMA ANDRADE MENDES
O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia.
Profº. Orientador: Sérgio de Goés Barboza
Crateús-Ce
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho, pretende analisar os vários aspectos referentes a história da Sociologia e seu surgimento e principalmente refletir o Positivismo, teoria que surgiu a partir das idéias de Auguste Comte que pretendeu realizar por meio da ciência uma reforma social. Na história do surgimento da sociologia, o positivismo foi a primeira corrente consolidada. Nessa corrente de pensamento reconhecia-se que os princípios reguladores da sociedade humana deveria ser estudado sobre o mesmo método do mundo físico, pois embora fossem diferentes em essência, a origem natural de ambos os aproximavam. O pensamento de Auguste Comte influenciou todas as teorias existentes, provocando grandes mudanças. Tive grande influência quer como filósofo social, quer como reformador social.
DESENVOLVIMENTO
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Auguste Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na Segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
O Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirma que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos