Lideranca e desenvolvimento
Alunas: Andreza Ivoneide Joseane Conceição
Profº: Jardiel Moura Turma: Administração Turno: Noite
Jaboatão dos Guararapes, 31 de Janeiro de 2013
O QUE SÃO MECANISMO DE DEFESA
Mecanismos de defesa são processos subconscientes que procura solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálise supõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si. As bases dos mecanismos de defesa são as angústias. Quanto mais angustiados estivermos, mais fortes os mecanismos de defesa ficam ativados.
Um conflito cria em nós certa angústia. Essa angústia é o que nos motiva a resolver esse problema. Porém nem sempre o indivíduo é capaz de resolver um problema de forma imediata e direta, pois nossos problemas pessoais não podem ser resolvidos através somente da razão. Isso se dá pelo fato de que os problemas pessoais têm um certo envolvimento emocional que diminui nossa objetividade, e consequentemente somos levados a resolvê-los de forma indireta e tortuosamente, buscando um ajustamento, a fim de adaptar-nos às exigências que nos são impostas pela sociedade em que vivemos. Tais processos adaptativos são o que chamamos de mecanismos de defesa. Os mecanismos mais comuns são a Repressão, a Regressão, a Projecção, a Formação Reactiva, Sublimação, dentre muitos outros existentes.
SUA ORIGEM
O ser psicológico é estruturadamente, uma decorrência de suas idealizações (ego ideal e ideal de ego), da soma das suas vivências e conquistas, dos estímulos que receber das suas tendências e censuras que caracterizam a sua individualidade em cada etapa evolutiva, agindo segundo seu grau de consciência. Ele resiste se enfrentar, defendendo-se, já que a queda da máscara narcíso-egocêntrica o desnuda e nem sempre ele deseja ser visto como é mesmo porque é algo que ignora. Se ele for identificado como ele é, de forma inadequada, poderá desenvolver conflitos