Licopeno
Os radicais livres são átomos ou moléculas produzidas e atuam várias reações bioquímicas. As principais fontes de radicais livres são as organelas citoplasmáticas que metabolizam o oxigênio, o nitrogênio e o cloro, gerando grande quantidade de metabólitos.
A produção excessiva de radicais livres pode gerar dano celular e desenvolvimento de numerosas doenças .
ANTIOXIDANTE
As lesões causadas pelos radicais livres nas células podem ser prevenidas ou reduzidas por meio da atividade de antioxidantes, sendo estes encontrados em muitos alimentos.
Fontes exógenas de radicais livres: as radiações gama e ultravioleta, os medicamentos, a dieta, o cigarro e os poluentes ambientais.
Radicais livres: envelhecimento, câncer, aterosclerose, cataratas, alzheimer, inflamações crônicas, doenças autoimunes entre outras.
Os antioxidantes atrasa ou inibe a oxidação desse substrato de maneira eficaz. CAROTENÓIDES
São corantes naturais presentes nas frutas e vegetais (cenouras, tomates, espinafre, laranjas, pêssegos, entre outros).
Excelentes antioxidantes, sequestrando e inativando os radicais livres.
LICOPENO
Encontrado em maior quantidade na casca dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. Sua concentração é maior nos alimentos produzidos em regiões de climas quentes.
Presente em altos níveis no plasma e tecidos humanos com grande variação na sua distribuição, podendo ser encontrado no fígado, pulmão, mama, próstata e pele.
A função antioxidante do licopeno é associada aos efeitos das dietas ricas em alimentos fontes (tomate, goiaba vermelha, melancia, mamão e pitanga). Reduz riscos da ocorrência de câncer de próstata e mama, câncer de esôfago, gástrico, pulmão e benefícios para câncer de pâncreas, cólon, reto, cavidade oral e cervical.
TOMATE
Tomates e derivados aparecem como as maiores fontes de licopeno.
Licopeno varia conforme o tipo e o grau de amadurecimento